Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DIA 18 de Outubro: Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos

No dia 18 de Outubro de 2011, decorreu uma iniciativa criada pela APF - Associação para o Planeamento da Família, para celebrar o dia internacional da luta contra o tráfico de seres humanos. O evento teve início com intervenções por parte de vários convidados, cujos percursos profissionais se encontram ligados de alguma forma à intervenção e prevenção do tráfico humano, como por exemplo IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social ou ainda representantes da Polícia Judiciária. Paralelamente ao apelo à sensibilidade das pessoas para esta realidade, o dia europeu da luta contra o tráfico de seres humanos ainda foi preenchido com performances de rua da Associação Justa Crítica e da Re-timbrar e a actuação dos GiraSol e de Slimmy.


O NES FPCEUP esteve presente no evento, dando o seu apoio à causa defendida e, de modo mais lato, lutando por uma sociedade onde a liberdade, a dignidade, a justiça e a solidariedade não seriam meras opções, mas sim direitos fundamentais inabaláveis. Tal como foi referido nas intervenções iniciais, o tráfico de seres humanos não representa simplesmente um problema de ordem criminal, mas sim, representa antes de mais um problema de ordem social, afectando quer as mulheres, quer os homens, quer as crianças, não olhando a meios para reduzir pessoas à escravidão. Tendo em conta esta realidade, uma largada de balões marcou o evento, símbolo da liberdade das pessoas.

De acordo com o Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), organismo do Ministério da Administração Interna, 79 casos de tráfico de pessoas foram confirmados para exploração sexual e laboral, entre 2008 e 2010, 21 dos quais no ano passado. Ainda existem outros objectivos que movem os traficantes de seres humanos, tais como a extracção de órgãos e a adopção de menores. Importa referir que Portugal apresenta uma das taxas mais baixas do tráfico de seres humanos na União Europeia, na medida que mais de 140 mil pessoas por ano são vítimas deste crime na Europa. São dados alarmantes, superiores aos dados registados no tráfico de droga.

O tráfico de seres humanos tem assumido proporções assustadoras, propagando o medo, o sofrimento, a privação da liberdade e da dignidade e sobretudo, rompe com projectos de vida. É fundamental AGIR de forma a pôr fim ao tráfico humano. PARAR COM ESTE CRIME não depende unicamente das forças policiais, mas também de todos nós, do nosso sentido de responsabilidade DENUNCIANDO.

Não ajude a perpetuar o tráfico de seres humanos, DENUNCIE!

NES FPCEUP

Nenhum comentário:

Postar um comentário