Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Debate sobre o financiamento do ensino superior e o novo regime de atribuição de bolsas de acção social

No dia 15 de Outubro de 2011, o NES ISEP organizou um debate subordinado ao tema do financiamento do ensino superior e do novo regime de atribuição de bolsas de estudo de acção social. O NES FPCEUP marcou presença no evento, deixando mais uma vez um agradecimento pelo convite para participar no debate. De facto, a temática abordada diz respeito a todo e qualquer estudante do ensino superior, sendo que mantermo-nos informados e actualizados sobre as questões que afectam directa como indirectamente a nossa vida académica constitui um direito de que devem usufruir todos os estudantes.

O tema do debate foi explorado de forma muito profunda e abrangente e os estudantes presentes na iniciativa organizada pelo NES ISEP mostraram uma preocupação considerável e uma grande atenção relativamente aos conteúdos alvos de reflexão no debate, estimulando a reflexão colectiva sobre determinadas questões, como por exemplo a necessidade de responsabilizar o aluno para a obtenção do aproveitamento escolar e consequentemente da bolsa de estudo.

A importância do movimento associativo também foi abordada, no sentido de estimular os estudantes do ensino superior em apresentar propostas e alternativas à realidade que vivenciam nos seus respectivos estabelecimentos de ensino.

Os temas apresentados e discutidos pelos convidados no debate, Paulo Neto – Presidente da aeISEP e Mafalda Duarte – secretária nacional da Juventude Socialista com o pelouro do Ensino Superior, bem como pelos restantes participantes, suscitaram dúvidas, curiosidades e perspectivas diversificadas. A partilha de ideias permitiu assim evidenciar que a visão que cada estudante tem sobre o sistema de ensino em geral e sobre o funcionamento do seu estabelecimento de ensino em particular deve ser valorizado.

Não percas a oportunidade de partilhar as tuas opiniões, vontades e preocupações. O NES FPCEUP está à tua espera ;)

* aqui podem consultar o novo regulamento de atribuição de bolsas de estudos a estudantes do ensino superior!

http://www.min-edu.pt/data/comunicados/reg_bolsas_ensinoSuperior.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário