Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

Marcha Contra a Violência Doméstica (08-10-2011)


No dia 08 de Outubro de 2011, o Núcleo de Estudantes Socialistas recém-criado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (NES FPCEUP), realizou a sua primeira iniciativa, associando-se formalmente à organização da marcha contra a violência doméstica, que teve início na Praça da República. O organizador do evento, Tiago Landreiras, aceitou o apoio do NES FPCEUP, no que diz respeito à realização de contactos institucionais, bem como à organização e divulgação da iniciativa. O NES FPCEUP ainda redigiu um manifesto, permitindo fornecer informações sobre as proporções que a violência doméstica tem tomado no nosso país, apelar ao sentido de responsabilidade de todos os membros da nossa sociedade, promovendo a denúncia, bem como permitiu delinear os objectivos subjacentes à conceptualização e realização da marcha.

Uma multidão considerável mobilizou-se desde a Praça da República até a Praça D. João I, manifestando energia e um grande envolvimento na causa defendida, nomeadamente erguendo cartazes alusivos aos pensamentos e sentimentos de cada um relativamente à violência doméstica, um crime que prevalece no nosso Portugal. Realça-se que o apoio de associações tais como a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Associação Nacional de Empresárias (ANE) foi fundamental, nomeadamente no que toca ao esclarecimento de todos os participantes da marcha sobre a violência doméstica em geral e o papel das associações neste domínio em particular.

Uma vez a marcha terminada, decorreu um colóquio sobre a causa defendida, na Praça D. João I, dando espaço às associações presentes para fornecerem informações sobre os serviços prestados, a natureza dos pedidos efetuados às instituições, bem como o tipo de resposta proporcionado. O colóquio permitiu também dar voz a qualquer participante da marcha para promover a partilha de experiências e pensamentos, tendo sido notório o envolvimento das pessoas. O NES FPCEUP realizou uma intervenção essencialmente focalizada no potencial detido por todo e qualquer membro da nossa sociedade para ajudar a combater a violência doméstica. O apelo à atenção e sensibilidade dos nossos cidadãos para com as vítimas de violência doméstica, bem como à denúncia de toda e qualquer situação de violência foram as palavras de ordem do NES FPCEUP no evento.

Uma homenagem à Doutora Teresa Rosmaninho, activista dos direitos das mulheres, a qual faleceu no dia 25 de Setembro de 2011, marcou o encerramento da marcha.

O NES FPCEUP espera por ti nas próximas iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário